segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cuteleiro atendendo pedido!


   Neste domingo visitei o meu amigo Celso Fernandes,em Pinhais, cidade que fica a 10 minutos de Curitiba. Cuteleiro gente fina, dono de uma cachorrinha que adora atacar os doces que deixo em cima da mesa enquanto temos as nossas "conversas afiadas".
   Aproveitei e tirei algumas fotos da oficina e de um projeto de criação de uma faca, com design já consolidado no mundo da cutelaria, criado por Tom Brown, um dos "papas" nos cursos de rastreamento e sobrevivência nos Estados Unidos.
   Como além do arco e flecha sou apaixonado por acampamento, atualmente é conhecido por "bushcraft" aqui no Brasil (quem sabe com o nome americanizado a coisa anda) e também por cutelaria, acompanhei o Celso no pedido de um cliente muito especial.
   O pedido é fazer uma faca que sirva para:
        1) cortar
        2) estocar
        3) golpear com o pomo
        4) espaço para empunhar com uma luva se necessário
        5) empunhadura em paracord
        6) bainha em kydex para pendurar no peito ou na axila
        7) funcione como uma skinner
        8) funcione como um machado
        9) possa ser colocado/amarrado na ponta de um pedaço de pau para servir como lança
      10) que tenha força para dividir um pequeno "toco" ao meio levando algumas pancadas
      11) possua uma lamina que possa esculpir em madeira
      12) e por fim, que aguente "ogrices" mas sem perder o charme
      13) acabamento "brut"


Assim, temos as fotos abaixo da visita e no final algumas imagens da peça em questão na fase de acabamento. Depois vou colocar o depoimento do Celso sobre a faca e sobre o comprador. Espero que gostem, curtam, compartilhem e comentem. Um abraço!!







a bainha e a pederneira acompanham a faca


Algumas peças encomendadas e outras sendo preparadas para o Salão Paulista de Cutelaria








algumas peças da coleção








preparação das bainhas


projeto para espadas



O pedido do cliente chato



barbante de nylon para ajustar medidas

Espero que tenham gostado, temos mais algumas facas na fila para serem testadas. Quando esta tracker ficar pronta vou postar as fotos e fazer um teste de campo todo fotografado e filmado! Comentem, façam sugestões, vai que dá tempo de fazer alguma alteração nesta faca por sugestão sua!! Um abração para todos!!

Helder

3 comentários:

  1. Gostei muita da faca, com certeza uma obra de arte, aindei indo em uma Feira Medieval aqui em Nantes - França onde havia comerciantes cuteleiros e não consegui encontrar facas nem comparaveis.

    Abraços!

    Pantaneiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feira medieval? Tá chique hein Pantaneiro!!! Um abraço!!!

      Excluir
  2. Esta faca quando acabada vai ser uma "revisão" do modelo criado por Tom Brown, em seu modelo "tracker". Com a ponta afiada para skiner, a segunda parte mais "bojuda" como um machado para trabalho mais pesado. Empunhadura apropriada para vários tipos de "pega" de acordo com a necessidade. Enfim, é uma "máquina de corte" no acampamento! Abre desde garrafa de pinga até fazer fogão sueco com acendimento na pederneira. Ainda esta em estado brut.

    ResponderExcluir