sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aulas de arco e flecha em Curitiba

Prezados, desde o mês de fevereiro de 2012 temos aulas de arco e flecha para os moradores de Curitiba e região.

Vejam alguns dos tópicos abordados:

- Ciclo de tiro
- Triângulo básico do arco e flecha
- História
- Regras do World Archery (WA), International Field Archery (IFAA)
- Target panic
- Diferenças de arcos: longbow, recurvo, composto...

Instrutores com respaldo da Federação Paranaense de Arco e Flecha (FEPAF) e Confederação Brasileira de tiro com Arco (CBTArco).

Já temos inclusive alunos participando de campeonatos!!!

Aprenda a atirar com arco e flecha e venha fazer parte da FAMÍLIA DE ARQUEIROS!!

Mais informações:

(41) 9221-8800
helderchin@hotmail.com

O ciclo de tiro de KSL

Neste link, temos o ciclo de tiro do treinador Kisik Lee, um dos treinadores mais importantes de arco e flecha olimpíco da atualidade.

Na tradução para o português do nosso amigo André Muraro, que já foi presidente da Federação Paranaense de Arco e Flecha, o texto fica mutio mais compreensível! Obrigado André!

http://www.kslinternationalarchery.com/Technique/KSLShotCycle/KSLShotCycle-Brazil.html

Segurança no tiro com arco

Mais material que encontrei por aí na internet, a fonte está no final do texto


Arco e flecha de Brasília Maio 2009
Voltar


Regras de segurança

REGRAS BÁSICAS DE TIRO COM ARCO
Antes do treino cumprimente o professor e os outros atletas
Seja cordial e ajude aonde puder ajudar.
Nunca faça graça de principiantes e muito menos de quem tiver menos conhecimentos do que você.
Antes de atirar controle o seu equipamento.
Atire somente da linha de tiro.
Depois de ter atirado recue um a dois passos da linha de tiro e espere os outros(as) terminarem de atirar.
Só vaia buscar as flechas depois de todos terem terminado de atirar.
Nunca atire quando tiver gente andando pelo campo de tiro.
Arco e flechas não são brinquedos. Mantenha-os limpos e bem cuidados.
Nunca tente aparece e se gabar e atirar em animais ou pessoas.
Ao terminar a aula devolva o material na mesma condição como o recebestes e ajude a arrumar as coisas.
Ao ir para o banheiro ou se distanciar do campo de tiro durante as aulas avise antes o professor. Depois das aulas se despede do professor e avise que está indo embora.
REGRAS DE CAMPO DE TIRO COM ARCO
Conheça e obedeça todos os comandos do campo.
Mantenha suas flechas na aljava até que lhe seja dito para atirar.
Sempre use o protetor de braço e de dedos.
Somente use flechas adequadas para o seu arco e as identifique para diferenciá-las das dos outros arqueiros.
Sempre mantenha as flechas apontadas para baixo ou para o alvo, nunca aponte-as para uma outra pessoa
Se uma flecha cair depois da linha de tiro deixe-a até todos terminarem de atirar.
Nunca corra no campo de tiro, sempre caminhe.
COMANDOS DE APITO DE CAMPO DE TIRO COM ARCO
Dois apitos significa ir para a linha de tiro
Um apito significa que se pode começar a atirar
Três apitos significa que se deve imediatamente parar de atirar, e se pode caminhar para buscar as flechas.
Vários apitos repetitivas significa: perigo, parar imediatamente de atirar.
PROCEDIMENTOS DE CAMPO DE TIRO COM ARCO
Espere atrás da linha até ouvir os dois apitos
Mantenha suas flechas na aljava até estar na linha de tiro
Só comece a atirar depois que ouvir o um apito
Depois de ter atirado se retire da linha de tiro e espere os três apitos para poder ir pegar as flechas
RETIRANDO SUAS FLECHAS
Depois dos três apitos, se pode ir ao alvo e retirar as flechas
Somente retire as flechas depois de ter anotado seu valor e ticado a sua marca no alvo
Ao puxar as flechas do alvo segure o alvo com a outra mão para que ele não caia em cima de você
Depois de ter retirado todas as flechas retorne á linha de tiro

Segurança com flechas



Nunca atirar uma flecha danificadas

Não importa o tipo, tamanho, marca ou estilo de seta que você escolher para atirar, você deve sempre inspecionar cada flecha de dano antes de cada tiro. O cuidado apropriado de suas flechas novo pode assegurar anos de desempenho de qualidade. No entanto, os eixos podem ser danificadas, e atirando uma flecha danificadas é extremamente inseguro! Nunca assuma que qualquer seta é seguro - nem mesmo uma seta BRAND NEW - até que você verificou-lo sozinho . É da sua responsabilidade para checar seu equipamento e certifique-se suas flechas estão sempre em boas condições.

Flex testes de rotina

Para inspecionar a seta para defeitos, prendê-lo em ambos os lados e flexione-a para longe de si (e outros), enquanto forma visível e audível a verificação de lascas, fissuras, cortes ou mossas. Girar e repetir essa inspeção várias vezes para ter certeza da haste da flecha não está danificado de alguma forma. Se você encontrar a seta de ser danificado - destruí-la imediatamente. Atirando flechas danificado pode resultar em falha de seta e lesão corporal possível.

Como a maioria das setas ficam danificados

Ironicamente, a razão mais setas ficam danificados porque o equipamento moderno é simplesmente bom demais. Nos últimos anos, o arqueiro de lazer muitas vezes era feliz com placa de precisão papel e grupos de 4-8 "dentro de um intervalo bowhunting típico. Mas aqueles dias são longos idos. Com equipamentos modernos, até mesmo um novato arqueiro pode praticamente pilha flechas para o mesmo buraco em ou 30 jardas 20. Infelizmente, fotografar grupos apertado significa que há uma chance de que uma seta de entrada pode atingir e danificar uma seta que já está no alvo. Se uma flecha bate em outra, a força do impacto pode causar rachaduras laterais ou mossas na a haste da flecha. dramaticamente Este enfraquece a haste da flecha . E SE VOCÊ NÃO FLEX-TEST todas as suas setas antes de disparar as setas novamente, você pode não detectar o dano. Então, quando você disparar a flecha novamente mais tarde, pode fivela e snap após a libertação. Isto irá colocar sua mão proa (a mão segurando o arco) em grande risco de fazer contato com os segmentos móveis da flecha quebrada. Infelizmente, em um concurso de resistência entre sua mão e uma haste da flecha, a haste da flecha sempre vence .

Outros 1: sempre disparar flechas de comprimento suficiente

É muito importante as setas do seu grafite são cortados no comprimento correto para coincidir com o seu equipamento. As setas que são muito curtos podem ficar alojados no resto seta ou atrás do riser do arco (obstrução do caminho). Tiro uma seta que é apresentada em um descanso arco ou seta desta forma irá certamente resultar em falha de seta, danos ao seu equipamento, e / ou acidentes pessoais. O final de sua haste da flecha (não incluindo a ponta) deve sentar-se cerca de 1 polegada (2,4 cm) na frente do resto de seta (ou mais) quando você está em desenhar completa. Uma seta que é "apenas" o suficiente é muito curta! Note que a mudança o comprimento do seu arco de desenhar e / ou desenhar parar peg definição (para os arcos equipados com esse recurso), poderá mudar suas exigências comprimento seta. Além disso, como sua idade e estica corda (como todos bowstrings fazer) o comprimento do seu arco empate eficaz aumentar lentamente - especialmente se o conjunto de cordas é deixada em serviço por um período prolongado. Se você optar por não ter sua seqüência de serviço e substituídos a intervalos regulares, é aconselhável que os requisitos do seu comprimento de arco flecha pode mudar ao longo do tempo.

Outros 2: Nocks Seat corretamente na seqüência

Antes de disparar sua flecha, verifique se o nock está encaixada corretamente todo o caminho contra a corda. Esteja ciente de que alguns nocks usar um "2-clique" de procedimento, onde o entalhe não está totalmente encaixado, até ouvir o segundo clique. Deixar de nock sua flecha na corda pode causar a flecha cair (ou parcialmente queda) da cadeia durante o drawstroke. Isso poderia resultar em um incêndio, seca, ou um tiro caminho obstruído o que poderia danificar o equipamento e / ou causar lesões corporais.

As Conseqüências

Dê uma olhada na foto à direita dolorosa, fornecido por colegas arqueiro Percy Giblin de Houston, TX. ESTE É UM QUE pode acontecer se você atirar uma flecha DANIFICADO . Embora estatisticamente este tipo de lesão pode ser classificada como um "acidente esquisito", que acontece a uma série de arqueiros em cada época. E embora possa ser intuitivo "culpar a seta", a realidade é que todas as marcas, todos os tipos, todos os modelos, e todos os tamanhos de flechas pode falhar após a libertação, se eles forem danificados antes do tiro.

E não suponha que setas caros são menos suscetíveis. Eles não são. Qualquer flecha de alumínio, ou carbono, diâmetro pequeno ou grande diâmetro, acabamento camuflado ou acabamento na cor preta, leve ou pesada, cara ou barata, popular ou obscura, vai quebrar se a seta é danificada antes para o tiro .

Se você ignorar os procedimentos de segurança de teste-flex, a sua haste da flecha danificadas podem fivela e encaixe ao tirá-la novamente. Infelizmente, alguns dos pedaços que irá provavelmente continuar a acelerar, muitas vezes com a direção imprevisível. Se você tiver sorte, os pedaços quebrados vai voar para longe de você e sua mão de proa (a mão segurando o punho). Se não é o seu dia de sorte, você estará fazendo uma viagem para a sala de emergência. Portanto, não arrisque. VERIFIQUE O primeiro equipamento!

Se você tiver outras dúvidas sobre segurança de seta ou quaisquer outras preocupações sobre as suas flechas novo, ligue para o nosso pro-shop para mais assistência. Nós esperamos que você comece anos de diversão segura e livre de problemas com a sua nova setas personalizadas.

Arco e flecha é um esporte estatisticamente perigoso?

Na verdade, não. Estatisticamente, tiro com arco é duas vezes tão segura como golfe e pesca. Os EUA Consumer Product Safety Commission (CPSC) opera o National Electronic Injury Surveillance System (NEISS) 1, que é um banco de dados utilizado para monitorar as lesões hospital para mais de 15.000 tipos de produtos de consumo utilizados em atividades esportivas e recreativas e em torno de casas e escolas. Suas estudo confirma que tiro com arco está entre os mais seguros de todos os esportes, ranking acima de pingue-pongue e Boliche, em número de participantes feridos por ano.


Especialmente impressionante é o fato de que mantém um arco de segurança recorde consistentemente, a despeito do fato de que os participantes vão desde as crianças da classe-escola para os idosos, muitos dos quais nunca antes pegou um arco e flecha. No entanto, as lesões arco periódicas são uma realidade do nosso esporte - na maioria das vezes, simplesmente porque os arqueiros se esqueça de seguir os procedimentos de segurança. Portanto, não ser a 1 em 1.000 arqueiros que acabam no pronto socorro. FLEX-TEST suas flechas CADA E cada vez que você SHOOT! Esperamos sinceramente que você tenha uma agradável experiência de tiro com arco e seguros, e nós encorajamos você a praticar e partilhar esta informações com os outros arqueiros.

Fonte: http://arqueiria.forumeiros.com/t192-seguranca-teste-de-rotina-das-flechas

MODALIDADES DA CBTARCO



MODALIDADE
De acordo com a FITA, as competições de tiro com arco estão divididas da seguinte maneira :


Disciplina
Outdoor
Indoor
Field
Ski-archery (esqui)
Clout
Flight

Classes
Feminino (adulto) – a partir de 19 anos
Masculino (adulto) – a partir de 19 anos
Cadete feminino - até o ano do 16º aniversário
Cadete masculino- até o ano do 16º aniversário
Juvenil feminino – até o ano do 18º aniversário
Juvenil masculino – até o ano do 18º aniversário
Master feminino - a partir do 50º aniversário
Master masculino - a partir do 50º aniversário
Eventos separados para Cadete, Juvenil e Master podem ser reconhecidos pela FITA nas disciplinas Outdoor, Indoor, Field e Sky-Archery.


Divisões
Competidores usando diferentes tipos de equipamentos são agrupados em divisões separadas e competem em diferentes eventos.
A FITA reconhece as seguintes divisões:


Para Outdoor
Competição realizada ao ar livre, em campo aberto, geralmente gramado. O campo de prova deve ser plano e sem obstáculos para os arqueiros. Somente este tipo de prova (outdoor) e o arco recurvo ou olímpico fazem parte dos Jogos Olímpicos e Panamericanos. O arco composto, juntamente com o recurvo, fazem parte das demais provas internacionais, como os Mundiais.

Divisão de Arco Recurvo (Olímpico)
Divisão de Arco Standard
Divisão de Arco Composto

Para Indoor
As provas indoor são realizadas em ambiente fechado, geralmente um ginásio de esportes. Surgiu na Europa, onde é disputado durante o inverno, pois a neve impede a realização de provas outdoor.

Divisão de Arco Recurvo
Divisão de Arco Composto

Para Field
Esta modalidade de tiro com arco, ao ar livre, em bosques ou florestas, talvez seja uma das mais agradáveis, pois os arqueiros tem a possibilidade de caminhar por um bosque, encontrando alvos dos mais variados tamanhos, nas mais diferentes posições de tiro.

Estas características exigem do atleta uma excelência tanto no conhecimento de seu material e equipamento como na capacidade de decidir a distância para a regulagem de sua mira.

O grau de dificuldade dessas competições pode variar de acordo com o organizador do evento, podendo, por exemplo, se atirar em declive com um lago atrás do alvo ou com o alvo na beira e na frente do lago, propiciando, num eventual erro, a perda de uma flecha.

Muitos amantes da natureza acham no field uma maneira de integração, na qual a caminhada e a paisagem se tornam uma motivação a mais para a prática do esporte.
Divisão Barebow
Divisão de Arco Recurvo
Divisão de Arco Composto

Para Ski-Archery

Divisão de Arco Recurvo
Divisão de Arco Composto

Para Clout
Consiste em 36 flechas atiradas nas distâncias de 165 metros para homens e 125 metros para mulheres. Os tiros serão dados em uma única direção. O alvo para clout deverá ser circular, com 15 metros de diâmetro. O alvo pode ser marcado sobre o chão ou as linhas de pontuação podem ser determinadas através de trena metálica ou uma corda não elástica. O tiro é dado para cima para que a flecha caia no alvo desenhado no chão.

Divisão de Arco Recurvo

Para Flight
Os tiros flight consistem em seis flechas para as maiores distâncias. Os tiros devem ser dados em uma única direção. A disputa é para atirar uma flecha o mais longe possível da linha de tiro. A área de pouso, definida como sendo qualquer parte do terreno onde se espera que a flecha aterrize, deve ter pelo menos 200 metro de largura e uma extensão de pelo menos 450 metros. Esta área deve ser livre de obstáculos ou perigos, tais como árvores, construções, cercas, fossas, etc.

Livros de Regra da FITA - Traduzidos
19.07.08

Prezados Juízes, Atletas e aficcionados pelo Tiro com Arco no Brasil.

Após dois meses de trabalhos, estamos publicando a tradução do livro “FITA
CONSTITUITION AND RULES” que é o livro que rege todo o Tiro com Arco no mundo.

Esta é a quarta vez que passo por tradutor, trazendo agora a última publicação da FITA que é de 1° de abril de 2008. Esta versão substitui e torna obsoleta qualquer versão anterior. Nos últimos anos passamos por várias alterações nas regras de Tiro, sendo portanto importante estarmos a par do que é efetivo no momento.

Estamos postando no site da CBTARCO hoje uma versão ainda não completa da tradução. Faltam os apêndices do Livro 1 e o livro 4 que trata de vários rounds sem muita importância para nós, como o Ski-Arc. É nossa pretensão fazer a tradução destas partes que faltam, mas para não atrasar mais, publicamos agora o que é mais importante.

Ronaldo G. De Carvalho
Diretor de Arbitragem da CBTARCO
Juiz Internacional FITA desde 1991 

HISTÓRIA DO ESPORTE NO BRASIL



HISTÓRIA DO ESPORTE NO BRASIL
 O Tiro com Arco no Brasil teve uma longa história até a criação da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, em 1991. Chegou ao Brasil graças a um idealista, comissário de Vôo da Panair do Brasil, Sr. Adolpho Porta, nos idos de 1950, quando se encontrava baseado em Lisboa, Portugal.
Na Feira Popular, evento anual em Lisboa, o Sr. Adolpho conheceu um hábil marceneiro chamado Arlindo, que tinha um stand de tiro com arco.Notando o interesse do Sr. Adolpho pelo esporte, condidou-o para ser sócio do Glória Atlético Clube, onde praticava.
Em 1955, quando seu baseamento terminou, Rodolpho Porta regressou ao Rio de Janeiro trazendo alvos, arcos e flechas fabricados por Arlindo. Trouxe também um regulamento da Federação Internacional de Tiro com Arco – FITA – dado pelo presidente da Federação Portuguesa de Tiro com Arco, Capitão Manoel da Silva.
Para divulgar o esporte, foi ao Flumnense Futebol Clube, onde conheceu Rocir Silveira, que o apresentou a Waldemar de Oliveira, do Clube Carioca de Tiro e comerciante de artigos de caça e pesca na Rua Regente Feijó, 27. Fez amizade com os filhos de Waldemar, Mazinho e Waldir, que se interessaram imediatamente em divulgar o Tiro com Arco.
A primeira prova foi realizada em 5 de novembro de 1955, no atual General Dutra, na Quinta da Boa Vista, patrocinada pelo Clube de Tiro e Diário de Notícias.
O Fluminense foi representado por uma equipe feminina. A prova foi disputada na distância de 25 metros e o vencedor, Adolpho Porta, com 119 pontos.
O Jornal O Globo instituiu a prova “Flecha de Prata”, com cartazes espalhados pelas vitrines do comércio do Rio de Janeiro.
Desta época podemos recordar exímios arqueiros, praticantes por muito tempo: Adolpho Porta, que atualmente mora em Brasília, Jamil Ajuz, Bento Belpomo e Nelson Bastos, já falecidos.

Os primeiros clubes a promover este esporte foram: Clube Carioca de Tiro, Andaraí Atlético Clube, Clube de Regatas Vasco da Gama, Riachuelo Tenis Clube, Fluminense Futebol Clube e Clube Municipal.
Em 19 de novembro de 1958 foi fundada a Federação Metropolitana de Arco e Flecha, no Rio de Janeiro.
Desde os anos 50, quando Adolpho Porta criou as primeiras associações no Rio de Janeiro, o tiro com arco rompeu as barreiras estaduais e chegou a Minas Gerais e São Paulo, onde outros abnegados como Sudário Ribeiro Gonçalves e Otto Alfredo Rehder, respectivamente, trabalharam incansavelmente e fundaram as federações de seuas estados.
Podemos considerar o início da década de 70 como o grande passo para o reconhecimento do tiro com arco brasileiro am âmbito internacional, nesta época ligada à CBF – Confederação Brasileira de Futebol – que possuía um departamento que atendia a alguns esportes, incluindo o Tiro com Arco.
Nesta época o Brasil promoveu, entre outros, o Primeiro Torneio Internacional, com a participação de Argentina, Uruguai e Brasil. O campeão individual foi o brasileiro Renato Joaquim Emílio.
Conseguimos nos filiar à FITA em 1972, quando o Brasil teve sua primeira delegação enviada ao Campeonato Mundial, em Geoble, formada pelos arqueiros Renato Joaquim Emílio e Arcy Kempner.
Posteriormente, os esportes que compunham o departamento da CBF tiveram condições de criar sua própria confederação, a CBDT, Confederação Brasileira de Esporte Terrestre.
Sob a coordenação da CBDT e filiada à FITA, nossos atletas tiveram a oportunidade de disputar vários torneios, como Jogos Pan-Americanos, mundiais e Olimpíadas (4 edições - 1980 – Moscou, URSS, 1984 – Los Angeles, USA, 1988 – Seul, Korea, 1992 – Barcelona, Espanha).
O crescimento de federações estaduais e número de atletas possibilitou a criação da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, em 1991, criando assim condições para o desenvolvimento do esporte de maneira mais específica e efetiva.
Hoje a Confederação busca patrocínios para projetos de fomento ao esporte: seleção permanente e revelação de novos talentos.

Notícias do nosso amigo Raul, leia-se RD Arqueria www.rdarqueria.com.br

Atenção Arqueiros e Simpatizantes!

são 3 os lembretes que queremos fazer a todos:

1. dia 26/02 não percam logo após o futebol da Globo o quadro “De Cara com a Fera”, do Faustão. Uma das feras será o Lars Duwe!

2. dia 04/03 tem nosso segundo torneio 3D, o 1º Field 3D 2012. Será em São Luiz do Purunã (uns 30km da RD Arqueria, sentido norte do PR), na Pousada Parque. Quem foi no priemiro em 2011 já conhece o espírito e vai querer participar deste também. Quem não foi não pode perder a chance!
http://www.rdarqueria.com.br/index.php?page=mypage&op=openPage&id=33&title=1%BA-Field-3D-RD-Arqueria-2012
http://www.pousadaparque.com.br/
Não pode ir neste? Teremos inúmeros torneios este ano, confira nosso calendário:
http://www.rdarqueria.com.br/index.php?page=mypage&op=openPage&id=28&title=CALEND%C1RIO-DE-TORNEIOS-2012

3. A RD Arqueria está investindo pesado na divulgação do arco e flecha tradicional no Brasil e decidiu participar da Brazil Sports Show, maior feira de esportes da América Latina, em São Paulo, na Bienal do Ibirapuera, de 12 a 15/07. No dia 14/07 apresentaremos a vocês no palco da feira dois shows do ícone do arco e flecha internacional, o americano Byron Ferguson, para todos conferirmos se ele acerta mesmo aquela aspirina lançada para o alto com seu longbow de 72 libras.
http://www.brazilsportsshow.com.br/breve.php

http://www.google.com.br/#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&source=hp&q=byron+ferguson+incredible+shots&pbx=1&oq=byron+ferguson+incredible+shots&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=12&gs_upl=27039l31634l0l39003l17l17l0l0l0l0l323l3402l2-11.2l17l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=5b62d6c1a547f91f&biw=1366&bih=568

http://www.byronferguson.com/Pages/default.asp

Dúvidas, críticas, elogios, comentários... fiquem à vontade! Pelo nosso site www.rdarqueria.com.br, ou por e-mail!

Abraço, Raul

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Resultados - 1o. Field Indoor PR

Prezados internautas,

Parafraseando nosso antigo presidente: Nunca antes da história deste estado houve uma prova na modalidade de Field Indoor. Participaram 16 atletas, com a presença de crianças, namoradas, esposas, mães, enfim, uma verdadeira família de arqueiros.

A organização ficou por conta RD Arqueria (www.rdarqueria.com.br) empresa criada há menos de um ano na cidade de Campo Largo mas que vem se destacando pela sua qualidade de atendimento e produtos fornecidos.

Então, eis que no dia 12/02/2012, é realizada a primeira prova de Field Indoor, através do Setor Field da Federação Paranaense de Arco e Flecha, atualmente coordenado por este blogueiro que vos escreve :) Abaixo seguem os resultados por ordem de categoria e pontuação:



INDOOR 12/2/2012
RD ARQUERIA
ATLETA CATEGORIA TOTAL "x"
Helder F. S. Chin Lemos AMBH (R)  208 4
Aluir A. Toso AMBH (R)  110 2
Christian Ehlke AMBH (R)  156 1
Marcos Riter AMBH (R)  155 4
Péricles Pereira AMBH (R)  98 2
Daniel Wuicik AMBU 287 30
Gustavo A. Druziki AMFU 294 34
André Luiz Colo AMFU 297 33
Rodrigo Torres AMFU 185 6
Raul Duwe AMLB 146 2
Ikran Machado AMLB 128 1
João Zanin AMLB 75 0
Gustavo Ehlke CMBH (R)  157 1
João Riter CMBH (R)  98 0
Lars Duwe CMLB 112 1
Antônio Toso CMLB 99 0



Em breve postarei as fotos!!! Um abraço!!!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

E aí galera do Paraná??

Pessoal, vamos nos movimentar e nos inscrever nas provas deste final de semana.

- Sábado as 09 da manhã: Indoor WA (World Archery/CBTArco)

- Domingo as 09 da manhã: Indoor IFAA (International Field Archery/Field Brasil)

Local: www.rdarqueria.com.br

Todos da lista estão convidados a participar e assistir.

Temos muitas novidades:

- Estamos crescendo, tem gente de Londrina muito interessada que até já veio para cá treinar e o pessoal de Cascavel também está para iniciar as atividades dentro de um clube.

- Toledo cuidando da ponta oeste do estado com o nosso amigo/irmão André Muraro. (se o inimigo passar da linha, flecha neles :)

- Vamos iniciar uma parceria com a ADFP, associação de deficientes físicos do PR, para treinamento de atletas paralímpicos que estão com MUITA disposição de levar a bandeira do PR para fora do país em campeonatos internacionais.

- Aulas com instrutor homologado CBTArco/FEPAF todas as quintas a noite em Campo Largo na RD Arqueria

- fortalecimento do Setor Field da Federação Paranaense.

- Previsão de formação de novos árbitros, instrutores e técnicos ainda neste semestre. Com isto mais campeonatos em outras cidades.

- Byron Ferguson (para quem não conhece é o arqueiro que acerta uma aspirina no ar, basta buscar o nome dele no youtube e ver os vídeos, talvez o mais famoso arqueiro dos EUA) no Brasil por patrocínio da RD Arqueria em julho. Olha o vídeo do "cara" aqui: clique aqui

E aí pessoal? Vamos participar?

Um abraço!


Helder Chin