domingo, 17 de junho de 2012

Primeiro curso de árbitros no Paraná


Neste final de semana, mais um capítulo na história do arco e flecha foi escrito no Paraná.
A sra. Rosmari Monteiro, supervisora geral dos árbitros da CBTARCO, esteve em Campo Largo para ministrar o primeiro curso de árbitros.
Realizado pela Fed. Paranaense de Arcos e Flecha, na sede da RD Arqueria, o curso contou com interessados de Curitiba, Campo Largo e destaque especial para o casal representando Catanduvas, no oeste do estado, o nosso amigo Ayrton e sua esposa.
Após um sábado extenso com os assuntos, o domingo foi de tirar dúvidas e fazer a prova. O resultado sai ainda nesta semana.
Detalhes que considero importante:
A) o empenho do Gustavo Druziki, presidente da FEPAF.
B) o carisma e atenção da Sra. Rosmari Monteiro.
C) a prestatividade do pessoal da RD Arqueria em ceder o espaço e aparelhos para apresentação do curso.
D) o final do evento, que foi na CHURRASCARIA!!!!!!!!

Abraço a todos!!!!

domingo, 10 de junho de 2012

3D Archery - Brasil - Campo Largo - RD Arqueria


Neste sábado, 09/06/12, num excelente dia nublado com garoa fria, participei com meus amigos de mais uma prova de 3D Archery.
Promovido pela RD Arqueria (www.rdarqueria.com.br), 15 alvos dispostos pelo campo, tiros entre 54 a 8 metros de distância, muitas vezes com árvores ou moitas na frente, o que nos fazia ter que nos colocar em posições não ortodoxas de tiro e tinha até uma base em cima do toco de árvore. Muito legal.
O local, a Cabanha Mirante em Campo Largo, tradicionalmente conhecida por suas provas de laço semanais e por abrigar nossos amigos do Field Target (carabinas de pressão, procurem www.clec.com.br) em suas tradionais provas que assim como as nossas, são acompanhadas por nossos familiares e amigos.
Durante o intervalo entre a 1a e 2a rodada: sanduíches, salgados e refrigerantes. No almoço, carne de churrasco, carne de panela, arroz com molho de tomate, o restante não me lembro direito porque comi apenas carne, mas tinha uma variedade de coisas tipo linguiça, frango assado, arroz branco, maionese, salada (argh!) e outras coisitas apetitosas diferente de salada :)
Para a prova, animais 3D com destaque para um posto com uma águia que estava para cima, sim, ela ficava pendurada entre as árvores para que os arqueiros atirassem com arcos tradicionais e flechas flu-flu e rede de proteção atrás. Foi um barato atirar neste alvo, mas eu infelizmente não acertei nenhuma vez nele.
Neste dia, tivemos o prazer de atirar junto com os nossos amigos de SP, do grupo de arqueiros de Ipaussú e também a presença do Sr. Jorge Bagato, presidente da Field Brasil. Sempre atencioso e pronto para explicar mais sobre arco e flecha. Estiveram presentes também os amigos de Mafra/SC e Rio Negro/PR, os Andrés e o Júnior.
Arcos compostos, recurvos tradicionais, longbows, flechas de carbono, madeira, damas, adolescentes e cavalheiros. Tudo isto muito bem organizado pela RD Arqueria, pois na pista contávamos com o auxílio dos monitores, garrafão de água e alvos dispostos a extrair do arqueiro toda a sua habilidade.
Foi um sábado muito legal, parabéns a RD Arqueria pela organização.
O resultado geral eu publico depois, junto com as fotos, porque só me lembro dos campeões:

- Composto AMBU: Nivaldo (SP-Ipaussú) O Nivaldão anda levando todas as medalhas para casa nas provas da Field Brasil também.
- Composto AMFU: Júnior (SC-Mafra)
- Composto Feminino: Regina (SP-Ipaussú)

Tradicional:

- Flecha madeira: Daniel Wuicik com seu LongBow da BearPaw modelo Z-Bow, desenvolvido em conjunto com o nada menos Mr. Byron Ferguson (que vai estar no Brasil através da RD Arqueria no próximo mês).

- Flecha carbono: Helder Chin com um arco recurvo da BearPaw modelo Big Bear. (para mim, junto com o modelo Redman, os melhores arcos tradicionais do Universo!!!! 30 anos de garantia!!!!)

Nos próximos dias envio as fotos!!!

Abraço a todos!!!