quarta-feira, 31 de julho de 2013

A importância de acompanhamento técnico no Arco e Flecha

        Praticar arco e flecha é fascinante e existem várias modalidades que dependem da motivação das pessoas. Existem aquelas que são mais competitivas e consequentemente vão para os torneios, outras que gostam da beleza dos equipamentos, alguns querem desenvolver aspectos de concentração, outras que adoram um aspecto mais medieval e cada um vai encontrando a sua "tribo" no mundo do arquerismo.
        Eu acompanho o esporte há muitos anos e vejo que independente do grupo humano, o prazer da prática é acertar o alvo.



        Mas para acertar o alvo, repetidas vezes, é de grande importância o acompanhamento técnico. Lembro-me das dificuldades que encontrei no começo aqui em Curitiba, uma capital conhecida internacionalmente mas com pouco assunto sobre o tema. Assim comecei meu treinamento mais aprimorado com meu amigos Gustavo, de Campo Largo e André que hoje vive em Toledo.
        Ao longo dos anos tornei-me instrutor com reconhecimento da CBTArco e depois Técnico Nivel 3 formado pela USA Archery e National Field Archery Association e com apoio total da IFAA (International Field Archery Association).
        Assim, listei alguns pontos que eu acho válido ressaltar quando falo de treinamento técnico.

        a) Experiência: O instrutor já passou por várias dificuldades que o aluno passou ou vai passar e com isto conhece as fórmulas para o aluno vencer.

        b) Vitória: Como o assunto é acertar o alvo, o técnico também tem que possuir esta característica, de buscar a vitória e ter demonstrado isto em campo.

        c) Reconhecimento: Com cursos de alto nível, o instrutor vai colocar o aluno dentro de um programa de treinamento específico para a motivação do aluno, seja para competição, recreação ou pelo prazer de venceer a si mesmo. E também vai ajudar a escolher o modelo de arco.

        d) Vanguarda: O arco e flecha é praticado há milênios, mas existem com vários estudos acadêmicos que são publicados anualmente que podem melhorar a performance do praticante.
        e) Profissionalismo: O instrutor ensina tudo que sabe, corrige falhas do aluno e aplica a metodologia de treinamento para cada aluno.

        f) Parceria: Acompanhar a evolução das habilidades e precisão do arqueiro no decorrer do curso e acompanhá-lo em campeonatos ou torneios para estar junto com ele é muito importante, pois quando uma pessoa se coloca "à prova" pode tender a acrescentar aspectos psicológicos negativos neste momento e a ajuda de um técnico é super bem vinda.

        g) Segurança: Um Técnico vai evitar lesões e fortalecer o corpo, pois uma postura errada pode gerar problemas a saúde.

        h) SER DIVERTIDO: Não adianta nada fazer tudo isto e não ser divertido :)

        Na região de Curitiba, temos a Yellow Ball - Arco e Flecha (www.ybarchery.blogspot.com). O maior centro de arquerismo do Brasil.
        Eu sou o instrutor-chefe e convido a todos a conhecer mais sobre a nossa metodologia e instalações.
        A aula experimental é gratuita, basta agendar pelo e-mail: helderchin@hotmail.com ou pelo telefone: (41) 3667-4444



Acerte no ALVO! Venha para a Yellow Ball - Arco e Flecha!







Nenhum comentário:

Postar um comentário