segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Os 3 pilares do esporte arco e flecha


Aprender a atirar com arco e flecha é muito fácil, em uma aula de 45 minutos com instrutor capacitado já é possível acertar alvos a 10 metros de distância.
No entanto, como esporte, o arquerismo é mais do que corrigir posturas para tiro, é aprender sobre o equipamento e conhecimentos sobre segurança e regulamentos.

Postura de tiro:

Existem várias escolas de tiro com arco que adotam estilos diferentes. Fazendo um paralelo, são como escolas de artes marciais, onde mostram diferentes formas de dar um soco, mas o resultado de um soco é sempre o mesmo.
As modernas escolas de tiro com arco voltadas para o alto rendimento, ou seja, foco em olimpíadas e campeonatos mundiais e continentais, atuam seguindo os ensinamentos do mestre coreano Kissik Lee. Ele foi coordenador da maior pesquisa de aplicação de treinamento com arco e flecha que existe até hoje. Aliando técnicas biomecânicas com conceitos psicológicos ocidentais e orientais e com metodologia de ensino adaptada para que pessoas das mais diversas idades e inclusive portadores de deficiência, o mestre coreano fez um marco na história do treinamento onde os resultados podem ser observados em seleções campeãs como as dos Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Itália e outras seleções de destaque no cenário das competições.
Este sistema de treinamento também pode ser feito por quem quer apenas se divertir e ter o arco e flecha como hobby, pois o prazer da prática é acertar o alvo!

Equipamentos

É possível "pregar um prego" com um alicate pesado, mas consegue-se mais eficiência com um martelo.
Assim é a idéia para os equipamentos. Eles devem servir como instrumentos de precisão para a prática como também devem possuir a segurança suficiente para a sua utilização.
Unidades de medida em metros, jardas, polegadas, kilos, libras, pés por segundo, km/h, ... Nomenclaturas em português, inglês das partes que compõem os arcos, flechas, acessórios e testes de equipamento são muito comuns e para participar da "tribo arco e flecha" é necessário saber estes nomes diferentes para poder escolher o equipamento mais adequado para o "ramo" do arco e flecha que você queira seguir, seja o composto, tradicional, barebow ou olímpico.

Conhecimentos Gerais 

Não adianta ter habilidade para atirar e conhecer seu equipamento se o indivíduo não conhece a cultura, as regras de etiqueta, as regras do torneio.
Como instrutor e participante de torneios, já vi várias pessoas que tem disponibilidade para compra do arco e prática individual que tomam bebidas alcoólicas durante o treino, falam alto na linha de tiro, conversam em frente ao anteparo dos alvos atrasando a sessão de tiro, discutem regras sem conhecimento porque perdem pontos ao atirar em alvos errados ou por colocar em risco a segurança dos demais atletas. Também demonstram eventual conhecimento para tentar ensinar uma técnica ou pior, vender equipamentos ou serviços para melhorar a performance de quem está começando sem necessidade de que isto ocorra ou inscreve-se em torneios em categorias bem diferentes do seu treinamento e com baixíssimo (ou nenhum) número de concorrentes para ganhar medalhas e títulos.
Esta não é a postura esperada para um arqueiro e felizmente quem adota esta conduta não fica muito tempo participando das atividades de treinamento e dos torneios.
Praticar o arco e flecha, é subir uma escada que agrega conhecimentos gerais na nossa vida. É saber sobre História: como por exemplo a batalha de Azincourt; Matemática: calcular a distância de jardas para metros, triangular alvos...; Física: calcular parábola e coeficiente balístico; Habilidade Manuais: para montar e desmontar o arco e flechas; e uma grande variedade de  elementos psicológicos para concentração, foco, objetividade que são ensinados respeitando a idade e capacidade de cada arqueiro.
É também ter contato com outras outras culturas, línguas e pessoas que buscam serem melhores a cada dia e também estar em contato com a natureza.

Estes três pilares são os formadores do arco e flecha como esporte, inclusive preconizados nos manuais de treinamento internacionais.

Bons treinos e não esqueçam de procurar instrutores capacitados para a prática!

Um abraço!
Chin



2 comentários:

  1. Olá. Muito legal o blog. Encontrei muitas informações bastante uteis. Onde posso aprender aqui em Curitiba? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, tudo bem? Eu dou aulas na Yellow Ball Arco e Flecha. Você pode ligar para (41)3667-4444 ou mande um email para helderchin@hotmail.com e agende um horário para aula experimental gratuita. Assim você vai ter a oportunidade de conhecer mais sobre o arquerismo e como atirar com arco e flecha. Estamos na cidade de Piraquara, a 17 km do centro de Curitiba e neste período de final de ano vamos fechar apenas no dia 01/01/14 e nos domingos. Um abraço e aguardo seu contato.
      Chin

      Excluir