quarta-feira, 13 de março de 2013

Entrevista de Marcelo Roriz com Reo Wilde

Queridos leitores, abaixo uma entrevista do Marcelo Roriz, arqueiro brasileiro com o campeão Reo Wilde!
Vejam a importância que ele dá aos aspectos mentais.
Parabéns ao Marcelo, que nos aproxima mais do cenário internacional.
Acessem o blog dele: www.mroriz.com.br

_____________________________________________________________________________
Arco e Flecha
10-03-2013
14h24
“Ande com os bons será um deles, ande com os ruins será pior do que eles”. Esta frase serve para vários momentos de nossa vida. Trazendo-a para nossa realidade no esporte, devemos sempre mirar os melhores. E, neste momento, sem dúvida o maior expoente mundial do Arco e Flecha, seja na categoria Arco Composto ou Arco Recurvo, é o norte-americano Reo Wilde. Impressionantes suas conquistas e o domínio que vem tendo na categoria Composto Masculino nos últimos anos. Veja abaixo os resultados dos principais eventos mundiais em que ele participou nos últimos dois anos:



Inaugurando uma nova série aqui no blog, nada melhor do que o primeiro bate-papo ser exatamente com esse grande campeão. Em uma conversa por e-mail com Reo, fiz uma série de perguntas a ele sobre diversos temas. Segue abaixo um pouco dessa conversa, com inúmeras lições a aprender com esse grande arqueiro.

Marcelo Roriz: Há quanto tempo você atira? E quantas horas treina por dia?
Reo Wilde: Atiro há 20 anos e, atualmente, treino entre três ou mais horas diariamente.

MR: O que você pensa sobre o poder mental no Arco e Flecha?
RW: Arco e Flecha é 90% mental. Este poder é o principal componente em nosso esporte.

MR: Como você dividiria percentualmente a relação entre as partes técnica, física e mental no Arco e Flecha?
RW: Colocar um número exato é difícil. Você sempre tem que estar com sua mente focada no seu tiro e no que você está fazendo. Reforço que acredito que a parte mental seja 90% do esporte. O restante fica com a força e a repetição de movimentos.

MR: O que você nos diz sobre os arcos, eles são melhores do que os arqueiros? Os arqueiros dão um valor muito alto a regulagem do equipamento se esquecendo da parte técnica?
RW: A maioria do arcos é bem melhor do que seus donos. Acho que muitos arqueiros culpam muito seus equipamentos e na maioria das vezes a culpa é do arqueiro. Eu não deixo que minha mente se volte aos problemas do arco, primeiro porque geralmente não existem e, segundo, que este não deve ser o seu foco mental.

MR: O arco composto em todo o mundo sofre o estigma de não ser uma categoria olímpica. Por outro lado, nos Estados Unidos, o arco composto vem tendo um forte crescimento. Quais as razões para isso?
RW: Realmente temos esse estigma do composto não ser olímpico. O composto vem crescendo não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. E, se tivéssemos, um pouco mais de investimento, acredito que poderíamos nos equiparar ou até ser maior do que o recurvo.

MR: Como é a relação e o suporte da Confederação Americana de Tiro com Arco para com o Arco composto?
RW: Eles fazem muito pelo composto e isso vem melhorando cada vez mais. Mas, por ainda não sermos uma categoria olímpica, ainda há limitações na atuação deles.

MR: Conte nos um pouco sobre a sensação de vencer um Campeonato Mundial (Coreia do Sul – 2009), realizando o mesmo feito que seu pai atingiu anos atrás?
RW: Foi incrível vencer e seguir os passos de meu pai.

MR: E sobre o novo sistema de competições no composto, somente 50 metros, você gosta?
RW: 50 metros me parece legal. Eu tenho saudades de competir a 70 metros. Mas creio que se voltarmos para os 70, também ficarei com saudade dos 50. Não tenho uma distância favorita, ambas são legais.

MR: Fale um pouco para os brasileiros sobre seus patrocínios.
RW: Eu tenho alguns patrocinadores como Hoyt (arcos), Easton (flechas), Tru-Ball (gatilhos), Axcell (miras), Lancaster Archery (vários suprimentos), First Strings (cordas), Fuse (estabilizadores) e mais alguns outros. O suporte deles é imprescindível.

MR: Sempre vemos seus posts sobre suas filhas. Como é o relacionamento com a sua família para uma pessoa que viaja tanto e passa tanto tempo fora de casa?
RW: Tenho uma relação excelente com minha família. Passo sempre meu tempo em casa fazendo inúmeras coisas para aproveitá-los ao máximo enquanto estamos próximos.

MR: Um momento especial no esporte?
RW: A coisa mais fantástica que vivi no esporte foi vencer a final da Copa do Mundo tendo minha esposa ao lado naquele momento.

MR: Existe uma expressão que gosto muito: “A flecha não sabe quantos metros ela tem que voar”. É isso mesmo?
RW: Você tem que se focar na sua forma e colocar a flecha exatamente onde ela deve ir.

Tive a honra de dividir por duas vezes o alvo com esse fenomenal arqueiro. Durante uma etapa da Copa do Mundo na Turquia, onde ele fez no duplo 50 metros – 1 série de 58 pontos, 10 x 59 pontos e 1 x 60 pontos e classificou-se com (353 / 355 pontos).
Em outra oportunidade, combati contra ele no Campeonato Mundial Itália 2011, perdi para ele na 3a-fase.
Estou em contato com vários arqueiros de nível mundial fazendo esta série e publicarei os bate-papos constantemente no blog, trazendo experiências e realidades dessa maravilha chamada Arco e Flecha.
Comentem e deixem sugestões de arqueiros que você desejaria conhecer melhor.


Marcelo Roriz
____________________________________________________________________________

No blog do Marcelo existem vários artigos importantes para todos os arqueiros!!!
Acessem: www.mroriz.com.br

domingo, 10 de março de 2013

Benefícios do Arco e Flecha


Amigos leitores, fiz uma tradução livre (com ajuda do google translator) de um artigo que encontrei na internet neste link: http://www.realbuzz.com/articles/top-10-benefits-of-archery-us-en/

10 principais benefícios do tiro com arco

Razões para começar no arco e flecha:

Arco e flecha é um grande esporte para promover a sua saúde física e mental e de aptidão. No entanto, ele também tem uma série de outros benefícios, como você vai encontrar em nossos 10 principais benefícios do tiro com arco.

1. É aberto a todos


Arco e flecha pode ser feito por pessoas capazes fisicamente e deficientes. As pessoas com deficiência as mais graves e até mesmo os cegos, que utilizam equipamentos tátil especial são capazes de praticar.

2. É um esporte exigente fisicamente


Embora seja um esporte divertido, tiro com arco também é fisicamente exigente e aqueles que desejam progredir podem querer melhorar a sua força física, melhorando a postura e músculos das costas.

3. Melhora o foco


Arquerismo exige não só a força física, mas também mental. Arqueiros desenvolvem o seu foco, flexibilidade e habilidades de atenção.

4. É relativamente barato


Arco e flecha pode ser um esporte barato, se você quer apenas por diversão. No entanto, se você quiser competir, então o preço pode subir, e exige um pouco mais do seu tempo, bem como dedicação. Muitos clubes de tiro com arco permitem que você faça a locação dos equipamentos, barateando a prática.

5. Dá prazer


O objetivo final do arqueiro recreativo é diversão. O arqueiro deve se lembrar de se concentrar em melhorar a si mesmos, em vez de se preocupar com o que todo mundo está fazendo, e com isso em mente, tiro com arco se torna muito mais divertido.

6. Exercita a paciência


Arco e flecha é particularmente útil para os jovens, pois ensina-lhes os benefícios de paciência.

7. É um esporte indoor e ao ar livre


Arco e flecha pode ser praticado tanto interiores como exteriores. Com muitos clubes, ter acesso a instalações internas na temporada de inverno ou em dias de chuva, o clima não precisa ser uma barreira para a participação.

8. Arco e flecha é um esporte social


Pessoas de muitas esferas da vida podem disfrutar do arco e flecha. Quase todas as idades podem participar, e crianças a partir dos 6 ou 7 anos têm tomado o esporte como forma de iniciar seus primeiros exercícios de coordenação psico-motora, ao mesmo tempo que não é inédito para as pessoas em seus 80 anos tornarem-se competitivos atirando. Ele também ensina os benefícios do trabalho em equipe, em alguns casos, com algumas competições que envolvem grupos de pessoas.

9. Melhora a auto-confiança


Tiro com arco fornece grande satisfação em combinar atributos mentais e físicos para uma boa prática. Independentemente dos resultados obtidos no alvo, cada arqueiro é capaz de tirar satisfação com um maior ou menor grau, de ter vencido uma batalha pessoal mental.

10. Ensina a importância da segurança


Qualquer esporte pode ser extremamente perigoso se as pessoas são imprudentes. O arco e flecha ensina que todos sejam responsáveis ​​uns pelos outros e também para os equipamentos que estão usando.



Espero que tenham gostado!!!
Um abraço!
Helder

ps: acompanhe meu blog seguindo ele por e-mail, preenchendo o campo no final da página! Obrigado!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Escola de Manaus treina indígenas para Olimpíadas de 2016

MANAUS – A habilidade do indígena com o arco e flecha será utilizada para além da caça e da pesca. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) apresentou o projeto Arquearia Indígena que pretende inserir os índios nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016.
O projeto faz parte da Escola de Arquearia Floresta Flecha inaugurada nesta quarta-feira (7), em Manaus. O Amazonas possui aproximadamente 200 aldeias. A seleção dos participantes acontecerá em oito regiões do Estado.
O superintendente geral da FAS, Virgílio Neto, informou que é um desejo antigo trazer as pessoas que dominam a técnica para as competições. “Já visitamos a aldeia dos cambebas, onde realizamos um torneio”, explica.
Durante a inauguração, os indígenas mostraram a técnica. Sob a supervisão do técnico Roberval Santos, eles trocaram os arcos rústicos pelos profissionais. Para o representante da etnia Cambeba, Waldemar Triuchuri, o projeto será um grande fortalecimento para a comunidade indígena. “Ter um índio representando o Brasil nas Olimpíadas será uma grande emoção”, avalia.
Mais modalidades
A secretária de Estado da Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Alessandra Campelo, afirma que o próprio Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, já mostrou interesse pelo projeto. Alessandra ressalta também que além do arco e flecha, outras modalidades já serão visadas.
“Estamos vendo a possibilidade da realização de um festival de atletismo indígena, de canoagem e de natação, pois é evidente que há vários atletas ainda não descobertos nessas comunidades”, afirma Alessandra.
O arco e flecha do Amazonas já mostra resultados.  No último Campeonato Brasileiro de Arco e Flecha, em Recife-PE, o Amazonas subiu ao pódio com Larissa Feitosa, Aníbal Forte, Francisco das Chagas, Carlos Galindo e Roberval dos Santos. O projeto tem apoio da Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco).
Link da notícia: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/escola-de-arquearia-de-manaus-prepara-indigenas-para-as-olimpiadas-de-2016/