quarta-feira, 31 de julho de 2013

A importância de acompanhamento técnico no Arco e Flecha

        Praticar arco e flecha é fascinante e existem várias modalidades que dependem da motivação das pessoas. Existem aquelas que são mais competitivas e consequentemente vão para os torneios, outras que gostam da beleza dos equipamentos, alguns querem desenvolver aspectos de concentração, outras que adoram um aspecto mais medieval e cada um vai encontrando a sua "tribo" no mundo do arquerismo.
        Eu acompanho o esporte há muitos anos e vejo que independente do grupo humano, o prazer da prática é acertar o alvo.



        Mas para acertar o alvo, repetidas vezes, é de grande importância o acompanhamento técnico. Lembro-me das dificuldades que encontrei no começo aqui em Curitiba, uma capital conhecida internacionalmente mas com pouco assunto sobre o tema. Assim comecei meu treinamento mais aprimorado com meu amigos Gustavo, de Campo Largo e André que hoje vive em Toledo.
        Ao longo dos anos tornei-me instrutor com reconhecimento da CBTArco e depois Técnico Nivel 3 formado pela USA Archery e National Field Archery Association e com apoio total da IFAA (International Field Archery Association).
        Assim, listei alguns pontos que eu acho válido ressaltar quando falo de treinamento técnico.

        a) Experiência: O instrutor já passou por várias dificuldades que o aluno passou ou vai passar e com isto conhece as fórmulas para o aluno vencer.

        b) Vitória: Como o assunto é acertar o alvo, o técnico também tem que possuir esta característica, de buscar a vitória e ter demonstrado isto em campo.

        c) Reconhecimento: Com cursos de alto nível, o instrutor vai colocar o aluno dentro de um programa de treinamento específico para a motivação do aluno, seja para competição, recreação ou pelo prazer de venceer a si mesmo. E também vai ajudar a escolher o modelo de arco.

        d) Vanguarda: O arco e flecha é praticado há milênios, mas existem com vários estudos acadêmicos que são publicados anualmente que podem melhorar a performance do praticante.
        e) Profissionalismo: O instrutor ensina tudo que sabe, corrige falhas do aluno e aplica a metodologia de treinamento para cada aluno.

        f) Parceria: Acompanhar a evolução das habilidades e precisão do arqueiro no decorrer do curso e acompanhá-lo em campeonatos ou torneios para estar junto com ele é muito importante, pois quando uma pessoa se coloca "à prova" pode tender a acrescentar aspectos psicológicos negativos neste momento e a ajuda de um técnico é super bem vinda.

        g) Segurança: Um Técnico vai evitar lesões e fortalecer o corpo, pois uma postura errada pode gerar problemas a saúde.

        h) SER DIVERTIDO: Não adianta nada fazer tudo isto e não ser divertido :)

        Na região de Curitiba, temos a Yellow Ball - Arco e Flecha (www.ybarchery.blogspot.com). O maior centro de arquerismo do Brasil.
        Eu sou o instrutor-chefe e convido a todos a conhecer mais sobre a nossa metodologia e instalações.
        A aula experimental é gratuita, basta agendar pelo e-mail: helderchin@hotmail.com ou pelo telefone: (41) 3667-4444



Acerte no ALVO! Venha para a Yellow Ball - Arco e Flecha!







segunda-feira, 29 de julho de 2013

Por que a Yellow Ball é a Casa do Arqueiro




        Porque possui áreas exclusivas para quem quer praticar com arco e flecha! Veja nas fotos como são as instalações e a localização:

        Vamos começar com a localização: 
            - Situada a 17 km do centro de Curitiba, capital do estado do PR. 
            - Para chegar basta você seguir pela Av. Iraí, rua do Autódromo Internacional de Curitiba em direção ao bairro e ao final da rua, virar a esquerda por mais de 400m.
            - Proximidades da entrada da cidade de Curitiba e do Aeroporto Internacional Afonso Pena.



Instalações:


       Estrutura geral:
            - São 250.000 m2 de área.
            - Perímetro com a rua cercado por muros
            - Churrasqueira/Área de alimentação para 80 pessoas
            - Estacionamento
            - 2 mini churrasqueiras
            - Pista de caminhada na natureza
            - Cantina
            - Pista olímpica (em construção)
            



       Stand Indoor:

           - 1.000 m2 com 22 raias demarcadas de tiro
           - Anteparos com interior em tecidos a base de polímeros, para amortecer o impacto e diminuir o risco de quebra e esforço das hastes.
           - Anteparos que suportam disparos de balestras.
           - Iluminação controlada para os vários períodos do dia.
           - Apoio para arcos com proteção de vinil para não encostar o arco e/ou equipamentos nas partes metálicas do gancho.
           - Mesas para apoio dos equipamentos e maletas.
           - Ferramentas para ajustes em arcos recurvos, compostos e tradicionais.
           - Cavaletes com rodinhas para deslocar com mais facilidade os anteparos.
           - Raias com 30 metros.
           - WiFi
           - Vestiários






Campo Outdoor


        - Campo separado da pista olímpica (em construção).
        - 20 raias com estrutura de anteparos preparados para amortecimento de flechas de alta precisão e potência, inclusive para suportar disparos de balestras/crossbows.
        - Alvos com tamanhos variados, para utilização de medidas olímpicas ou para provas de animal round.
        - Cavaletes com travas para o solo.
        - Perímetro do campo cercado por árvores, impedindo a ação do vento.






Instrutores


        Nossos instrutores possuem experiência em torneios internacionais, treinamento técnico nos Estados Unidos e uma boa carreira de vitórias em campeonatos regionais, nacionais e mundiais.
        Não obstante a destreza na utilização do arco, contam ainda no currículo de nossos instrutores a formação de um campeão mundial, um vice campeão mundial e outros atletas com colocações de destaque no cenário nacional.





Equipe de competição


        A equipe de competição da Yellow Ball tem como capitão o arqueiro Ikran Machado, campeão mundial de arco e flecha na categoria longbow no ano de 2012.
        Com uma mentalidade de êxito, os participantes da equipe buscam vencer barreiras constantemente unindo boas técnicas de disparo com experiência em torneios e estratégia para provas.
        O treinamento voltado para o alto rendimento logo retorna com resultados. Um bom exemplo são nossos atletas novatos que despontam em suas categorias estreantes, obtendo inclusive seus primeiros lugares com pouco tempo de aprendizado.







Capacidade para torneios


        Com toda esta infraestrutura, a Yellow Ball faz seus próprios torneios, como também abriga provas de destaque nacional e internacional.
        Todo campeonato outdoor 2013 da Federação Paranaense será realizado conosco.
        Destaque especial para o mês de novembro, em que a Yellow Ball vai sediar o Campeonato Sulamericano de Arco e Flecha. http://www.ifaa-archery.org/index.php?option=com_simplecalendar&view=detail&catid=13:sthameican&id=31:safac13&Itemid=394


Post longo né? Tentei resumir, mas é tanta coisa que não deu... :) e ainda falta colocar mais outros temas, mas deixa para outro post :)

Um abraço,
Helder Chin


















sexta-feira, 26 de julho de 2013

Paradoxo do Arqueiro



Olha que legal o disparo do atleta mexicano Luís Alvarez. Reparem na flecha fazendo flexão face ao estado de inércia anterior a largada.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Atletas paralímpicos!!! Querência do Norte/PR

Prezados, olhem o trabalho que nosso amigo Paulo Borsatto está fazendo em Querência do Norte/PR!!
Ele mandou uma carta para mim, como diretor técnico da FEPAF, solicitando materiais para treinamento. No entanto, como é sabido, na nossa federação não temos muito recursos, assim quem tiver alguns acessórios para flechas disponíveis para doação, vai ajudar bastante.
O email do Paulo é: paulohenriqueborsatto@hotmail.com
Um abraço a todos!

















domingo, 14 de julho de 2013

Aulas de arco e flecha na região de Curitiba!!

Olá queridos leitores!

Segue abaixo meu plano de aulas:

Interessados podem entrar em contato pelo:
- telefone: 3667-4444 / 9221-8800
- e-mail: helderchin@hotmail.com

Aulas

As aulas na Yellow Ball são supervisionadas pelo técnico Helder Chin, formado pela USA Archery. 
Em seu currículo como instrutor e arqueiro contam experiências internacionais, recordes alcançados, alunos com medalhas de mundiais: um aluno campeão mundial, outro vice campeão mundial. Também atua regionalmente como diretor técnico da Federação Paranaense de Arco e Flecha da atual gestão 2013, cargo que colaborou na atração do programa Talento Olímpico Paraná, onde vários jovens podem ser beneficiados com a bolsa-atleta.

Para o aprendizado do arco e flecha, dividimos o currículo em algumas partes:

- Aula introdutória
          Tem como objetivo oferecer ao interessado a oportunidade de conhecer sobre o mundo do arco e flecha: seus equipamentos, a segurança, um pouco da história, os ícones, a balística da flecha, os tipos de arco, torneios e vários elementos básicos para iniciar no esporte.
           Duração: 2:30 hs.

- Treinamento nível I
           O iniciante passa a ser um arqueiro. Neste treinamento semanal o arqueiro vai aprender a utilizar um arco e flecha, seja ele na modalidade olímpica, tradicional ou composto, o objetivo principal é que ele possa escolher o seu próprio arco e saber como ele funciona. 
     É o início do desenvolvimento das habilidades: precisão, concentração, força, resistência e principalmente uma metodologia para aprimorar-se cada vez mais toda vez que se pratica.
            Duração: 3 meses (para uma aula por semana).

- Treinamento nível II
           O arqueiro, em condições de reconhecer sua habilidade com o arco, inicia sua jornada para melhorar sua técnica simplesmente ou voltada para participação de torneios, jogos e campeonatos.
           Neste treinamento, o objetivo é aprimorar as habilidades adquiridas no nível I.
          Técnicas para correção de postura, formas de disparo, distâncias mais longas, influência de ambiente externo, eventuais participações em torneios, aprendizagem sobre materiais, alinhamento da flecha x arco x disparo, e várias outras técnicas serão vistas e executadas .
           Duração: 9 meses (para uma aula por semana).

- Treinamento nível III
        Depois de estar pronto para participação em torneio, o arqueiro que opta para este terceiro nível, ingressa na equipe de competição da Yellow Ball. O treinamento é voltado para excelência, de alto rendimento totalmente adaptado para a realidade de cada um, ou seja, buscamos o equilíbrio entre a performance do arco e flecha com a família e trabalho do arqueiro.
      Aqui serão focados os fatores de força, resistência, precisão e principalmente estratégias de participação em torneios, suas regras e a preparação objetiva para cada prova que o atleta optar, seja ele um mundial, um prova nacional ou simplesmente uma competição local, atleta contará com a equipe toda focada para atingir seu objetivo.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Mais fotos do torneio na região de Curitiba!!!!

A Yellow Ball Arco e Flecha, vai ficar conhecida como a CASA DO ARQUEIRO!! A estrutura montada é de primeira, desde a confecção dos alvos, como o piso, a iluminação, pista outdoor, tudo é feito com o maior esforço para que o arqueiro se sinta em casa!!

Foi assim também no seu torneio de junho, acompanhem as fotos!!!