sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Certificado de instrutor IFAA

Com muito orgulho, recebi das mãos do Sr. Loet Smit, presidente da IFAA este certificado!!! 
Obrigado aos meus alunos e amigos e contribuíram para que este sonho fosse realizado!!!



E ainda tenho este aqui, certificando-me como técnico nível 3 pela NFAA dos Estados Unidos!



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Entrevista sobre arco e flecha

Na semana passada eu respondi uma entrevista para minha amiga Luiza Broch, arquiteta, professora da Faculdade Assis Gurgacz (Cascavel/PR) no intuito de colaborar em seu trabalho de conclusão do curso de especialização dela. O trabalho trata da construção de um centro de treinamento de arco e flecha. 
Achei as perguntas superinteressantes e com a permissão dela, resolvi postar aqui no blog:
___________________________________________

Você coordena o Centro de Treinamento Yellow Ball, por favor, fale sobre o lugar.
Quantas pistas de tiro possui (indoor e out door);
A Yellow Ball Arco e Flecha é o maior centro de treinamento de arco e flecha do país. Fica na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba.
Que posso falar sobre este paraíso a 17 km do centro de Curitiba? Bem, vamos começar pela estrutura: 

Pista Indoor: 1.000 m2 com 22 raias, cantina e vestiários
Pista Outdoor: 8.000 m2 = 80x50
Pista Olímpíca: 15.000 m2 = 100x50
Pista de Field: 150.000 com bosques, campos e tanques com peixes
Tanques para Bowfishing: 06 tanques para pesca com arco contendo carpas, tilápias e pacus
Salão com churrasqueira para atender 100 pessoas
Arcos compostos e recurvos disponíveis para locação e treinamento.

Ou seja, temos todas as opções de atividades com arco possíveis, além de uma paisagem incrível. Com 25 minutos de carro do centro de Curitiba qualquer pessoa pode estar no meio da natureza e atirar com arco e flecha. São araucárias, arvores frutíferas, ...














Tipos de campeonatos organizados;
Organizamos campeonatos indoor e outdoor com regras da World Archery e da International Archery Field Association, de modo com que nossos alunos e clientes possam ter todas as experiências possíveis que o arco e flecha pode oferecer. 
Aulas;

As aulas são formatadas dentro de um programa básico, intermediário e avançado, da seguinte maneira:

Básico:
Tem o objetivo de mostrar o que é o arco e flecha.
3 meses de duração com uma aula por semana e com treino de uma hora e meia em outro dia da semana.
Todo o equipamento é fornecido pela Yellow Ball ao aluno iniciante.
Neste período ele vai aprender os fundamentos de tiro com arco e aliar com aspectos de concentração, foco e objetivo, elementos essencias para qualquer atividade no nosso cotidiano.
Também aprende a escolher seu próprio arco, seja ele composto, tradicional ou olímpico.

Intermediário:
Tem o objetivo de mostrar as provas existentes, a cultura do arco e flecha e desenvolver a performance.
9 meses de duração com uma aula por semana e com treino de uma hora e meia em outro dia da semana.
O arqueiro já deve possuir seu próprio equipamento ou alugar os nossos arcos escola.
Aqui o arqueiro começa a ingressar em provas regionais, estaduais e nacionais.

Avançado:
Tem o objetivo de desenvolver a performance e estudar estratégias em conjunto para participação de provas de nível internacional, com busca de recordes.

Independente do programa que o aluno esteja inserido, são feitas análises com vídeos, fotos e sistemas de modernos de rendimento esportivo, mesmo que o aluno esteja procurando o arco e flecha como recreação, pois entendemos que a satisfação no arco e flecha está em acertar o alvo.


Demais eventos.

Sediamos eventos de cutelaria onde recebemos os mais renomados cuteleiros do estado do Paraná, com prêmios nacionais e internacionais. 
A partir de 2014 vamos também ter provas de carabinas de pressão.
Temos uma confraria do Tênis, onde tenistas se encontram nas quartas-feiras para jogar e aproveitam para organizar um jantar entre amigos.
contamos também com artistas marcias que praticam com espadas japonesas e medievais européias.
Fale sobre os tipos de campeonatos de arco e flecha existentes e como são divididas as categorias dos arqueiros.
Existem centenas de tipos de campeonatos de arco e flecha, cada região monta a prova da forma que melhor lhe convém, seja por questões logísticas ou culturais. De forma com que regras, formato dos alvos tornam estas possibilidades infinitas. Um exemplo é a inserção do arquerismo nas olimpíadas, no ano de 1900 ele entra no cenário olímpico e alguns anos depois (1908) pára e retorna somente em 1972. Este lapso temporal é atribuído a uniformização das regras pelo mundo.

Entretanto, atualmente existe a World Archery Federation, que regula o arco e flecha como esporte olímpico e para-desporto. No Brasil ela é representada pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco. Assim o campeonato indoor é feito a 18 metros onde o alvo com pontuação máxima pode chegar a 2cm de diâmetro. As provas outdoor são em distâncias que variam de 30 a 90 metros e suas etapas são em diversos países do mundo com cenários deslumbrantes, por exemplo, neste ano a final foi em Paris com a Torre Eiffel de plano de fundo para os arqueiros.
Existe também o Clout Archery, onde o alvo fica no chão, como se fosse um "campo de pouso" para as flechas  que os arqueiros atiram para as nuvens e que devem cair o mais próximo do centro.

A International Field Archery Association uniformizou outros campeonatos, entidade representada no Brasil pela Field Brasil. Eles desenvolvem campeonatos com alvos planos e tridimensionais, com formatos de animais. Possuem campeonatos indoor e os outdoors são feitos em bosques, matas onde um grupo de arqueiros caminha de alvo em alvo para estabelcer suas pontuações.

Na China e na Coréia, existem torneios de arco e flecha culturais. Nestes países, como forma de resgatar a tradição e desenvolver o aspecto turístico montam campeonatos procurando resgatar a cultura como a fabricação do arco, organização social, etc... e convidam grupos de arqueiros de outros países para participar, algumas vezes até financiando a ida deles para lá. As regras são das mais diversas, com alvos diferentes, em formatos poligonais e com ênfase na utilização de arcos feitos "à moda" antiga.

No Japão, existe o Kyudo e o Kyujutsu. O primeiro é feito com o objetivo de desenvolver o potencial zen do praticante, onde a cada tiro faz parte de uma meditação, com flechas que giram tanto para direita como para esquerda, de modo simbolizar o equilíbrio do Yin e do Yang. O Kyujustsu trata mais das técnicas de disparo e precisão. Antes que eu me esqueça, existem os Yabusame, cavaleiros arqueiros japoneses. A forma com que eles se vestem, os arcos, cavalos e demais equipamentos são muito bonitos.

Quais os tipos de arcos, suas diferenças, para que servem cada arco? Existe um arco melhor para iniciantes?

Assim como os campeonatos, os arcos diferem desde a sua composição, formato, quantidade de equipamentos e flechas.

Basicamente os arcos podem ser divididos em:

- Arcos recurvos olímpicos: Aqueles utilizados para o esporte de alto rendimento, suas lâminas tem um formato de um "S", imprimindo mais velocidade nas flechas. Nele são acoplados estabilizadores, miras e mais uma quantidade de equipamentos de forma a dar mais precisão no equipamento. Para se ter uma idéia, com estes arcos é possível acertar um prato de jantar, repetidas vezes, a 90 metros de distância (é quase o tamanho de uma quadra).

- Arcos compostos: Possuem roldanas (polias) nas lâminas, de modo a aumentar a potência e também estabilizar a forma de mirar do arqueiro. Também são utilizados vários sistemas para melhoras a pontaria, como níveis, fibras óticas, lentes com ajustes micrométricos, ...

- Arcos tradicionais: Buscam remontar a história. Alguns são feitos com os mesmos materiais do passado e outros como réplicas. Aqui encontram-se os arcos longbows, húngaros, coreanos, japoneses, chineses, dos índios americanos, enfim, históricos.

- Os arcos recurvos olímpicos e Compostos também podem ser "desacoplados" de miras, estabilizadores, etc... assim eles ficam classificados como "barebows" ou numa tradução para melhor entendimento: arcos nus, ou seja, somente o arco e a corda.

Eu defendo a tese de que o melhor arco para iniciantes é aquele que ele gostar. Recurvo, composto, tradicioanl, não importa. O importante é ele saber usá-lo, por isto que quem começa no esporte deve ter orientação na hora da compra do seu primeiro arco.

Espero ter ajudado com as respostas.

Beijo,
Helder

domingo, 3 de novembro de 2013

Torneio Indoor - Federação Paranaense de Arco e Flecha

Quero agradecer a todos os meus alunos e amigos que participaram do torneio indoor da Federação Paranaense de Arco e Flecha na Yellow Ball, em Piraquara, a 17 km de Curitiba.
Agradecimento especial aos meus alunos que receberam várias medalhas de ouro, prata e bronze!!!
Fiquei muito feliz porque ganhamos medalhas em todas as categorias e divisões que participamos!!!!
PARABÉNS!!!!!!!!!



















Querem ver mais fotos? Acessem:

Um abraço!
Helder