domingo, 9 de fevereiro de 2014

Flechas!



Um dos mais famosos arqueiros do mundo, conhecido por seus shows com arco e flecha, coloca em evidência a importância da flecha no tiro com arco.
Durante as nossas aulas isto é facilmente notado. É uma comprovação empírica da teoria balística. As flechas que possuem o mesmo peso, tamanho, formato e grau de flexão agregam valor na precisão do arqueiro.
No arquerismo a flexão da flecha é medido pelo “spine”.
Existem duas formas de medir a flexão da flecha, assim temos dois tipos de spine: o estático e o dinâmico.
O spine estático é medido com a flecha apoiada em dois pontos e no centro é apoiado um peso. Isto vai determinar um grau de flexão dentro de um sistema de medida, que define o spine.
De acordo com a ATA (Archery Trade Association), o spine deve ser medido colocando um apoio de duas libras (equivalente a 0,910 kg) no centro de um apoio da flecha que mede 26” de distância.
A unidade de medida primária é a flexão quinhentos de uma polegada. Alguns autores informam que esta flexão pode ser divida com um índice, “26”, para estipular o peso de puxada do arco, conhecido por bow weight. Por exemplo, se utilizarmos o índice 26  e dividirmos uma flecha de spine 500, teremos uma flecha para um arco de 52 libras.
Estas medidas servem para flechas de carbono e alumínio, as flechas de madeira formam um capítulo a parte e por serem utilizadas mais de forma recreativa ou tradicional e por não possuírem a mesma precisão dos materiais como carbono e alumínio aliado ao fato de serem muito frágeis, não nos aprofundaremos no tema. Mas vale citar que o spine das flechas de madeira pode alterar cada vez que fazemos uma rotação de 90 graus e apoiamos um peso nela. Ressaltamos que por segurança JAMAIS USE UMA FLECHA DE MADEIRA NUM ARCO COMPOSTO.
Ainda por razões de segurança e precisão, recomendamos sempre seguir as orientações dos fabricantes de flechas para escolha do spine de acordo com a força do arco.

O spine dinâmico é calculado com base no tamanho da flecha, peso da ponta e spine estático. Este assunto é abordado no nível de treinamento intermediário, na aula de balística.